‘Cãominhada’ para mostrar que os animais têm direitos
Mais de 20 cães e seus donos participaram na ‘Cãominhada’, uma iniciativa organizada pela Associação AMICA, que defende o bem estar animal e sensibiliza para os maus tratos dados aos bichos. Além da exposição dos cães na Praça da Sé, no sábado, ainda deram um passeio pelo centro histórico da cidade.
A terceira edição da ‘Cãominhada’ foi realizada no âmbito do Dia Mundial do Animal, que se assinalou no dia 4 de Outubro. “Queremos mostrar que é possível passear os animais na cidade, passar um bom momento sem perturbar os outros, porque é possível apanhar os dejectos e não perturbar ninguém”, explicou Ana Oliveira, uma das responsáveis pela Associação AMICA.
Os casos de abandonos estão a aumentar. Cada vez chegam mais relatos àquela associação, que não os pode acolher porque não dispõe de canil, mas tenta ajudar com adopções e com o encaminhamento para o Canil Intermunicipal de Vimioso ou para o canil de Vinhais, bem como para a Associação Protectora dos Animais de Bragança. “A crise serve de desculpa, mas já havia casos de abandono. Seja da parte dos caçadores que os deixam no final da época de caça ou de pessoas que não têm condições monetárias”, deu conta Ana Oliveira