MIRANDELA

Helena Chéu é a nova presidente do Lions

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-07-28 10:10

Candidata do CDS nas autárquicas de 2021 sucede a Eduardo Bernardo.

Maria Helena Chéu é a nova presidente do Lions Clube de Mirandela. Até ao Verão de 2023, a nova líder do movimento lionístico de Mirandela tem agendadas diversas atividades em torno das cinco grandes causas em que esta organização internacional está focada: o cancro pediátrico, a diabetes, o meio ambiente, a visão e o alívio à fome,

Helena Chéu já fazia parte da direção que agora cessou funções, pelo que promete “uma linha de continuidade, na luta por comunidade mais justa e mais fraterna”, agora com uma equipa reforçada já que houve a entrada de novos associados. “Duplicou o número de associados e a direção tem outros elementos com outras funções, o que nos permite definir outras temáticas”, diz.

O combate ao cancro pediátrico continua a ser umas bandeiras do movimento lionístico e Helena Chéu revela que no início de 2023 está mesmo prevista uma exposição sobre este tema. “Temos uma parceria com a Liga Portuguesa contra o cancro e com o apoio do Município de Mirandela e da Associação Acreditar que nos permite ter, em fevereiro do próximo ano, uma exposição denominada de que cor é o cancro, sobre esta temática do cancro infantil, que reflete as vivências das crianças em ambiente hospitalar”, conta.

No que toca ao combate à fome, Helena Chéu adianta que o Lions Clube de Mirandela vai desenvolver um projeto virado para o desperdício alimentar solidário. “Vamos avançar com campanhas de sensibilização para reduzir o desperdício alimentar, já que em Portugal há cerca de uma tonelada de desperdício alimentar por ano e é necessário reduzir isto. Vamos ainda ter o lançamento de um livro sobre esta questão”.

Relativamente às restantes causas, a nova presidente do Lions Clube de Mirandela refere que ao nível da diabetes vão ser efetuados rastreios em parceria com o Hospital Terra Quente. Na visão, vai estabelecer uma parceria com a Opticália para a realização de rastreio visuais, no mês de outubro. Quanto ao meio ambiente, Helena Chéu promete ações de sensibilização e uma caminhada solidária a realizar em março de 2023. Há ainda outras ações que estão a ser pensadas, entre elas a realização de um magusto solidário.

Na passagem de testemunho, o anterior presidente terminou em beleza com a cerimónia de inauguração do Marco Lionístico, um monumento de “reconhecimento pelo trabalho em prol da comunidade e de homenagem a quem já integrou esta organização não-governamental que tem na sua génese a luta por uma comunidade mais justa e mais fraterna e fazer jus ao lema lionístico Nós Servimos”, refere Eduardo Bernardo.

O Marco Lionístico fica instalado na rotunda do Continente e foi o Município de Mirandela que viabilizou a sua conceção e implantação.

Assinaturas MDB