Mais de mil hectares de área ardida e muitos prejuízos no incêndio da Cardanha e Adeganha
O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo revelou esta sexta-feira que, numa primeira estimativa, a área ardida no incêndio que deflagrou na quinta-feira em Adeganha e Cardanha ultrapassa os mil hectares, tendo causado "elevados prejuízos agrícolas e florestais".
"Numa primeira análise, estimamos que o fogo tenha destruído uma área de mato e floresta superior a mil hectares. Há elevados prejuízos no setor apícola e da cortiça e vamos de imediato fazer um levantamento da situação para podermos ajudar que quase tudo perdeu", concretizou Nuno Gonçalves.
O autarca vincou que arderam vários armazéns nos Estevais, Cardanha e Adeganha, os quais tinham no seu interior alfaias agrícolas e outros utensílios ligados à lavoura, sendo importante fazer esse levantamento dos estragos, para depois ser comunicado ao mistério da Agricultura e outras entidades competentes.
"Temos de ajudar estas populações e agendar uma reunião com o ministério da Agricultura e outras entidades responsáveis, porque o incêndio limpou praticamente toda área afeta às aldeias de Estevais, Cardanha e Adeganha", vincou o autarca.
Nuno Gonçalves indicou que o incêndio está dominado, mas têm havido vários reacendimentos devido às altas temperaturas que se fazem sentir na zona da Cardanha e Adeganha e "a preocupação das bombeiros e proteção civil está focada nesta situação adversa".