Mirandela

Mirandelense mantém viva tradição secular da tecelagem

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2024-04-26 10:20

O som cadente do tear faz parte do dia-a-dia de Fátima Gomes. Desde tenra idade que sentiu o apelo da criação, auxiliada pela mãe que já era tecedeira e lhe incutiu a paixão pela tecela-gem. “Isto já vem desde que nasci. A minha mãe estava grávida de mim e saiu do tear para eu nascer. Depois fui aprendendo a fazer uma coisa de cada vez e ainda cá ando”, diz Fátima.
É na sua casa, na aldeia de Lamas de Orelhão, no concelho de Mirandela, que a única tecedei-ra de lã natural que ainda vai resistindo na região da Terra Quente Transmontana, todos os dias se senta em frente a um dos três teares tradicionais que ainda tem para trabalhar. Com 18 anos emigrou para França de onde regressou pouco depois dos 30 anos e até hoje, agora com 68 anos. “Nunca mais parei. Fiz muitas feiras de Norte a Sul de Portugal”, conta.

O trabalho do tear não a desmotiva, e repete meticulosamente os movimentos que darão vida às suas obras. Realiza o fio de uma só cor ou com matrizes, misturando lã de várias tonalida-des, conseguindo tons extraordinários com as suas cores naturais. Primeiro eram mais cobertores, mas agora também são carpetes e tapetes, muitos tapetes. Um deles estava a ser acaba-do. “Estou a fazer com as cores todas que há nos rebanhos, nas ovelhas. O branco, o mescla-do que é meio cinzento, o castanho e temos esta cor que é a cor das cordeiras quando se tos-quiam que é das badanas”, explica.

Mas antes da lã de ovelha chegar ao tear, há ainda muito trabalho a fazer. “Tem de ser lavada, cardada, fiada e antes de ser utilizada ainda a passo pela máquina de lavar para acabar de tirar os cheiros e depois o fio que a gente faz do tecido”. Depois disso, é trabalhado no tear até à obra final. “Mete-se o fio, o tear abre, o pé está a abrir os liços e mudo o pé e os liços também se mudam, o que faz o cruzamento dos fios”, revela.

Para lá da sabedoria e do carinho colocado em cada peça, Fátima confessa que também é necessário alguma destreza física para manusear o tear. “O braço e a perna que abre o tear estão sempre a ser usados”, conta.

Esta tecedeira não consegue passar um único dia sem uma visita ao seu atelier. “Nem que seja só uma pequena coisa tenho de vir, porque isto é a minha paixão. É a minha família, as mi-nhas filhas e o meu marido, e os meus teares”, admite.

Se hoje em dia ter um tear é um verdadeiro achado, antigamente era frequente ser até prenda casamento. “Muita gente acabou por queimar os teares. Antigamente, contava a minha mãe e a minha avó, que só aqui nas Lamas chegou a haver 25 tecedeiras. Depois as filhas casavam, e o dote de casamento era um tear, mas depois veio a emigração e acabou-se, agora só resto eu”, diz.

E não há duas peças iguais, todas elas são originais e trazem reconhecimento além-fronteiras, com encomendas para vários países como a França, a Bélgica a Suíça ou o Japão.

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