Município de Vinhais apoiou a natalidade e a escolaridade com 60 mil euros em 2023
O Município de Vinhais atribuiu 60 mil euros às famílias através do Programa Municipal de Incentivo às Famílias, no ano passado, uma medida que conjuga duas vertentes: a natalidade e a escolaridade.
Este programa atribui um subsídio de mil euros por cada nascimento e uma verba de trezentos euros anuais a todas as crianças do concelho, até entrarem no 1º ciclo, desde que o façam nas escolas deste concelho, indicou fonte autárquica numa nota de imprensa.
“Este apoio, criado pela autarquia de Vinhais tem como objetivos: o apoio à natalidade, a fixação das famílias no concelho e o auxílio nas despesas das famílias. A ajuda atribuída a cada criança que frequentar o 1º ciclo de escolaridade no concelho, também leva a que não haja perda de alunos no concelho”, refere o município na mesma nota.
O valor total atribuído de 60 mil euros contempla 19 mil euros para os nascimentos e 41 mil euros para as crianças do concelho que receberam os 300 euros.
Estão a ser abrangidas 102 famílias, 122 crianças. De salientar que este apoio tem vindo a aumentar desde que teve início em 2021, sendo que nesse ano foi de 50 mil euros, em 2022 de 55 mil euros e em 2023 de 60 mil euros.
Se a isto juntarmos todos os apoios que são dados ao nível da educação verificamos que vale a pena viver e estudar neste concelho.
Outro apoio fundamental, destacado pela Câmara, é o apoio ao comércio local, “uma vez que os valores atribuídos têm fazer ser gastos no comércio do concelho, sendo esta, mais uma forma de dinamizar a economia local” acrescenta a informação.