Nordeste Transmontano

Rankings internacionais destacam Politécnico de Bragança

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2022-07-29 14:31

O Instituto Politécnico de Bragança tem estado em destaque em alguns rankings internacionais, que o colocam como uma das 25 melhores instituições de ensino superior do mundo.
De acordo com o ranking de Xangai, o IPB é uma das 3 Universidades portuguesas entre as 25 melhores do Mundo, juntamente com a Universidade do Porto, também em Ciência e Tecnologia Alimentar e da Universidade de Lisboa em Engenharia Marinha e dos Oceanos.

Este é um dos rankings mais prestigados do mundo e baseia-se na produção científica com grande impacto mundial. Envolve um ranking global das Universidades e outro por áreas cientificas. Os resultados deste ano foram recentemente divulgados e dão conta que o IPB não só conseguiu consolidar a sua presença como voltou a subir de posição na área de Ciência e Tencologia Alimentar, tal como tem acontecido desde 2017, ano em o IPB surge na 50.ª posição. “Essa posição de liderança mundial na área da ciência e tecnologia alimentar tem-se vindo a consolidar, o que é gratificante e mostra que é uma produção científica consolidada”, sublinha o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O Ranking de Xangai tem em conta o número de trabalhos publicados por uma instituição em revistas de maior fator de impacto, a proporção de citação de artigos publicados por uma instituição por outros investigadores em todo o mundo, a colaboração internacional, medida pelo número de publicações com investigadores de outros países, a excelência, avaliada pelo número de trabalhos publicados nas principais revistas de uma área disciplinar, e os prémios internacionais obtidos pelos investigadores.

Também no ranking global por universidades, o IPB consta na nona posição nacional, numa lista de apenas 18 universidades portuguesas referenciadas.
Já no WURI (World’s Universities with Real Impact), o ranking mundial que avalia as contribuições que as instituições têm no panorama atual da sociedade, o IPB é a primeira instituição nacional e a única de ensino superior politécnico, surgindo na 52.ª posição.

Da lista das universidades com maior espírito empreendedor surge em sétimo e no âmbito da formação para a ética e valores transversais o IPB é a única instituição portuguesa e ocupa a posição 21. Também na lista das 50 universidades com maior capacidade de gestão de crises, o IPB surge em sexto lugar.

Assinaturas MDB