Mogadouro

Concelho integra rota do património histórico Templário nacional

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 12/11/2025 - 18:52

O concelho de Mogadouro passou a integrar uma rota nacional de dedicado ao património templário com o objetivo de dar a conhecer toda a história e os monumentos que vêm de desde os alvores da nacionalidade.

A vereadora com o pelouro da Cultura, no município de Mogadouro, Márcia Barros, disse que o concelho se distingue pelo património templário que nos Castelos de Mogadouro, erguido entre 1160 e 1165, e o Castelo de Penas Roais que teve o seu início de construção, em 1166, sendo estas duas fortalezas consideradas “o expoente máximo da presença dos Templários neste território”.

“Estes dois castelos tiveram um papel crucial na defesa da linha de fronteira durante o período da idade média e que convém dar a conhecer e musealizar, como está a acontecer”, vincou a autarca.

O património templário do concelho de Mogadouro, na sua grande parte, esta classificado com monumentos nacionais desde 1940, é uma referência, igualmente, na região Norte, sendo Mogadouro, o único concelho deste território a norte do rio Douro, a fazer parte desta rota.

“O património templário de Mogadouro é quase único a nível nacional dado o seu estado de conservação”, vincou a vereadora mogadourense.

Esta Rota mobiliza a articulação de um conjunto de entidades, como seja um com incidência em outros municípios parceiros, o Turismo do Centro, CIM Médio Tejo, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Alentejo e Ribatejo e Turismo de Portugal.

Assinaturas MDB