CICLISMO

Jorge Mariz vence 19.ª edição do Passeio BTT L'Crenque em Miranda do Douro

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2025-02-17 16:27

Jorge Mariz sagrou-se vencedor da 19.ª edição do Passeio BTT L'Crenque, evento realizado este domingo, em Miranda do Douro, que contou como segunda etapa do Open XCM da Associação de Ciclismo de Bragança.

O ciclista brigantino, ao serviço da Penacova CEG Reconco, foi o mais rápido na classe de Maratona, completando os 60 quilómetros do percurso em 2:23:12 horas. Para além da vitória na geral, Mariz conquistou também o primeiro lugar na categoria de Sub-23/Elite.

O pódio da Maratona ficou completo com Flávio Cipriano, da UCB-ERA/CMEB/MSFITCLUB, que terminou na segunda posição com o tempo de 2:23:13 horas, arrecadando igualmente o primeiro lugar na categoria de Master 30. Francisco Pires, seu colega de equipa, fechou o pódio ao completar a prova em 2:25:22 horas.

No rescaldo da prova, Jorge Mariz destacou a exigência do percurso e a importância da competição na sua preparação para outros desafios. "É uma das provas de início de época, num evento que conheço bem. Os primeiros 30 quilómetros foram passados num grupo grande e, a partir daí, veio a parte mais dura, que destacou os candidatos ao pódio, onde liderei até ao final", afirmou.

O ciclista acrescentou ainda que "o meu objetivo era perceber o meu momento de forma e condição física antes de enfrentar o Algarve Granfondo já no próximo sábado".

Nas restantes categorias da Maratona, os vencedores foram António Gomes (Bombos S. Sebastião/ LusoPrint/ ElectroMinho) em Master 40, Rui Carneiro (Lobos do Brunheiro/Anteros) em Master 50 e António Cunha (BTT Clube de Chaves) em Master 60. Em Paraciclismo, Ricardo Mendes (Saertex Portugal-CRIAZinvent) subiu ao pódio da respetiva categoria.

Na Meia-Maratona, Rúben Mendes (Saertex Portugal-CRIAZinvent) venceu em Cadetes, Diogo Ramos (UCB-ERA/CMEB/MSFITCLUB) foi o mais rápido na classe de Juniores e Sílvia Costa (BTT Feminina) conquistou o ouro na categoria de Master Feminina.

No balanço do evento, Miguel Monteiro, presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, destacou as boas condições climatéricas e o excelente estado do terreno, fatores que permitiram um ritmo competitivo elevado entre os participantes. "O evento voltou a afirmar-se como um momento de convívio e superação, evidenciando o potencial da região para a realização de provas desportivas de referência", sublinhou.

Fotos: DR

Assinaturas MDB