AP Lisboa vence 44.ª edição Torneio Inter-Regiões em Bragança
A Associação de Patinagem de Lisboa sagrou-se vencedora da 44.ª edição Torneio Inter-Regiões “Páscoa 2022”, em hóquei em patins, ao bater a Associação de Patinagem de Aveiro no desempate por 2-1 nas grandes penalidades, após o 4-4 registado no prolongamento, na final realizada, esta terça-feira, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira.
A turma lisboeta entrou forte na partida e aos 5 minutos já vencia por 2-0, com os golos de Martim Lopes (3’) e Rodrigo Preciso (5’). O ritmo de jogo era frenético, mas os aveirenses não demoraram a responder. Tomás Santos, aos 6’, reduziu para 2-1.
Tomás Santos voltaria a marcar, logo no minuto inicial do segundo tempo, dando novo ânimo à equipa de Diamantino Fernandes que ganhava confiança com o empate.
Antes do apito final do tempo regulamentar, Santiago Honório, de livre direto, aos 23’, deu vantagem à formação da capital. Um minuto depois, Rodrigo Morais deu o empate aos rapazes de Aveiro (3-3).
Na segunda parte do prolongamento, o aveirense Afonso Ribeiro afinou a pontaria para o 3-4, mas Santiago Honório voltou a marcar (4-4) e remeteu a decisão da partida para as grandes penalidades.
Nos castigos máximos, o conjunto de Frederico Mascarenhas levou a melhor (2-1) e revalidou o título conquistado na última edição, realizada em Vila Franca de Xira, em abril de 2019.
No final do encontro e em clima de festa, Frederico Mascarenhas, técnico da Associação de Patinagem de Lisboa, sublinhou a qualidade do hóquei praticado. “São duas seleções ótimas e em que qualquer equipa podia ter vencido. Estou muito mais feliz pela competitividade demonstrada e pelo trabalho realizado na promoção do hóquei em patins”, assegurando que “a estadia em Bragança foi excelente e prometo voltar para desfrutar com a família”.
Para Diamantino Fernandes, técnico da Associação de Patinagem de Aveiro, a derrota na final é o único ponto negativo no percurso dos aveirenses. “Tenho um orgulho imenso nos meus atletas, tiveram um comportamento excelente e foi pena não termos alcançado a vitória. Visitar Bragança é sempre agradável, as pessoas são hospitaleiras e é um prazer voltar a Trás-os-Montes.”
Luis Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), realça o retomar da modalidade como o ponto alto deste torneio. “O balanço é muito positivo. Tendo em conta a impossibilidade de realizar este evento nos dois últimos anos, nesse ponto já somos vencedores. Esta é a grande vitória destes jovens, das seleções e de todos os dinamizadores da modalidade em Portugal,” realçando que “este torneio junta duas vertentes, além do espaço para a avaliação dos atletas, existe também o espaço para os valores e o convívio. A escolha de Bragança foi uma opção da Associação de Patinagem do Porto e, porque sabe receber bem, com excelentes condições e com a capaz dedicação do Clube Académico de Bragança. Esta cidade será sempre uma forte opção para este e outros torneios de hóquei”.
Para Delfim Ribeiro, presidente da Associação de Patinagem do Porto (APP), estar em Bragança merece sempre uma palavra de carinho. “Esta é a quinta vez que a APP, de uma forma direta ou indireta, está aqui em Bragança. É um enorme gosto de regressar a um local onde somos extremamente bem recebidos. O torneio tem sido fantástico”. Sobre Ana Fernandes, atleta do Clube Académico de Bragança (CAB), que representa a seleção distrital da APP, Delfim Ribeiro valorizou o seu empenho na modalidade. “A Ana Fernandes é uma jovem que realiza muitos sacrifícios, mas certamente que faz com satisfação e gostamos muito de a ter connosco”.
O anfitrião Paulo Gonçalves, presidente do CAB, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado durante os quatro dias do torneio. “A opinião que temos, das diferentes Associações e Federação, é que este torneio superou o que realizámos há quatro anos e esse retorno deixa-nos radiantes. A logística para este evento é brutal e desgastante, mas quando recebemos essas palavras de conforto é ótimo”.
Paulo Gonçalves aproveitou, ainda, para enaltecer a presença de Ana Fernandes na equipa de Observação, Identificação e Seleção de Talentos (OIST) sub-17 feminina da FPP. “A FPP decidiu nas últimas duas edições, incluindo esta, organizar uma seleção de talentos femininos de todas as associações a nível nacional, e a Ana Fernandes foi chamada aos trabalhos dessa seleção nacional de talentos, o que significa que está nas 10 melhores hoquistas do seu escalão. Organizar este evento e ter uma atleta com a camisola das quinas deixa-nos cheios de orgulho”.
A organização do evento contou com a presença de 12 seleções, no escalão de sub-15, e esteve a cargo da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), em parceria com o Clube Académico de Bragança, com o apoio conjunto da Associação de Patinagem do Porto, IPDJ, Município de Bragança e União das Freguesias de Sé, Santa, Maria e Meixedo.
Foto: Guilherme Moutinho