Escola Crescer 'C' vence dérbi brigantino e lidera Fase de Apuramento de Campeão
Num dérbi citadino com os olhos postos na liderança, a Escola Crescer ‘C’ garantiu mais três pontos, após triunfar na visita ao Futebol Clube Mãe d’Água ‘B’, por 2-5, em jogo a contar para a 3.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis.
A vitória do conjunto de Filipe Freixedelo começou a desenhar-se à passagem do minuto 24, quando André Garcia, após uma boa jogada individual, rematou ao poste e, na recarga, Tiago Teixeira surgiu oportuno para inaugurar o marcador. O 0-2 chegaria um minuto depois com o golo, de cabeça, de Luís Mesquita a corrigir uma bola à trave de Tiago Teixeira.
No início da segunda parte, aos 33 minutos, na sequência de um pontapé de canto o FC Mãe d’Água reduz a diferença. Gonçalo Pires aproveita a defesa incompleta de José Costa para dar novo alento à formação de António Parente.
Aos 44’, surge o empate para o Futebol Clube Mãe d’Água, num lance que deixou muitas dúvidas, mas com o árbitro a considerar que a bola tocada por Dilan Alves ultrapassara a linha de golo.
O empate não duraria muito e, aos 46’, Diogo Barreira, num remate de longe, faz o 2-3. Um lance que sofreu o desvio infeliz de um defesa do FC Mãe d’Água e bateu o desamparado Rodrigo Morais. O quarto golo da Escola Crescer surge, aos 51’, na conversão de um castigo máximo. O derrube do guarda-redes Rodrigo Morais sobre Luís Mesquita não merece contestação e Diogo Barreira chamado à marcação bisou na partida. Quem também mostrou dotes de goleador foi Tiago Teixeira que, aos 60’, mostrou predicados de ponta de lança e estabeleceu o resultado em 2-5.
Após o apito final, António Parente, treinador do FC Mãe d’Água, considerou que o desempenho no primeiro tempo não foi satisfatório, aproveitando para relativizar o resultado. “Tivemos uma primeira parte muito fraca. Os miúdos não conseguiram fazer aquilo que lhes pedi, entraram de cabeça no ar e isso custou-nos. Ao intervalo, corrigimos alguns aspetos do jogo. Falei com eles e disse-lhes que a atitude não era a melhor. O resultado foi darmos a volta ao jogo. Depois do empate, acontece o terceiro golo, em que toca num nosso jogador, e acabou o jogo para nós. Isto é apenas uma derrota e há outros jogos pela frente. Estamos cá na luta, contem connosco até ao fim”.
Do lado dos visitantes, Filipe Freixedelo realçou o desempenho e qualidade dos seus jogadores. “A vitória é justa perante o trabalho realizado pela minha equipa. Podíamos ter resolvido o encontro na primeira parte, perdemos muitas oportunidades que poderiam ter dado um resultado avolumado. No segundo tempo, com dois erros nossos, em bola parada, sofremos o empate. A partir desse momento, reagimos muito bem e mostrámos toda a qualidade que temos. São miúdos fantásticos, tiveram uma atitude e concentração superior para garantir a vitória. São só mais três pontos. Esta é atitude que queremos, sempre respeitando o adversário, e mostrando em jogo o trabalho que fazemos nos treinos”.
A próxima jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis regressa no dia 23 de abril com os seguintes encontros: Macedo de Cavaleiros-FC Mãe de Água ‘B’; GD Torre Moncorvo-GD Mirandês e EF Crescer ‘C’-AD São Pedro Vale do Conde. Este domingo, dia 10 de abril o FC Mãe de Água ‘B’ recebe o GD Mirandês, no cumprimento da jornada em atraso relativa à 1.ª jornada.
Foto: Guilherme Moutinho