Mantorras de pé quente garante vitória do Bragança
Após o empate na última jornada, em Miranda do Douro (0-0), o Grupo Desportivo de Bragança regressou aos triunfos, perante os seus adeptos, com uma vitória robusta, por 4-1, frente ao Futebol Clube de Vinhais na penúltima jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.
Um resultado positivo que permite aos brigantinos encarar a última jornada, na visita ao Vila Flor, com a necessidade de garantir, apenas, um ponto para poder assegurar o título de campeão distrital da AF Bragança.
O encontro deste domingo, no Estádio Municipal de Bragança, mostrou um Bragança que soube gerir os momentos do jogo e que, aos 20’, garantiu o golo inaugural por intermédio de Mantorras. A jogada é iniciada com um passe longo do defesa Michel a solicitar a velocidade de Mantorras que, perante o guarda-redes Pantera, finalizou com classe.
Após o descanso, o FC Vinhais surgiu com nova dinâmica e Djone (63’) e Lico (65’) ainda ameaçaram o empate. A resposta brigantina, aos 66’, foi demasiado penalizadora, com o recém-entrado Litcha, servido por Hélton, a não falhar na cara de Pantera.
O ritmo da partida estava frenético e, aos 69’, Henrique reduz para 2-1 na conversão de uma grande penalidade por falta de Michel sobre o avançado brasileiro do Vinhais.
A equipa da casa não se desmoralizou e, na passagem do minuto 76, Mantorras marcou o melhor golo do encontro. Um cruzamento do lado direito de Hélton encontrou o pontapé acrobático de Mantorras que fez assim o 3-1.
Em modo endiabrado, Mantorras selou as contas, aos 82’, a coroar uma excelente jogada coletiva.
No final do encontro, Mantorras que esteve em plano de destaque ao rubricar um ‘hattrick’ revelou o segredo da vitória. “Só muito unidos conseguimos vencer e dar uma boa resposta. Estou contente por marcar três golos, mas ainda mais feliz pela vitória da equipa”.
Lopes da Silva, treinador do GD Bragança, lamentou o resultado da jornada passada e alertou para a concentração máxima no derradeiro embate do campeonato. “Podíamos ter feito a festa em casa, mas o empate em Miranda do Douro não permitiu esse cenário. Faz parte do campeonato. Neste jogo defrontámos um excelente adversário em que conseguimos neutralizar os pontos fortes do FC Vinhais. Na primeira parte, apesar do golo faltou alguma consistência. Na segunda parte, retificámos certos aspetos do jogo e com outra dinâmica conseguimos jogar mais e melhor. Esta vitória foi importante para encarar o próximo jogo, contra o Vila Flor, com mais confiança. Vamos confiantes, mas nada está ganho”.
Do lado vinhaense, Nuno Fernandes, elogiou a postura dos seus jogadores e aponta a finalização como elemento distintivo na análise à partida. “A diferença esteve na eficácia, circulámos muito bem a bola e estivemos melhor que a equipa do Bragança na primeira parte, principalmente nos primeiros 15 ou 20 minutos. Não fizemos golo e o Bragança aproveitou um lance confuso no meio-campo para fazer o 1-0. Na segunda parte, reagimos bem, podíamos ter feito o golo do empate numa bola à trave e na situação de um para um com o guarda-redes. Não conseguimos, sendo que na resposta o Bragança fez o 2-0 e acaba por definir o desfecho do jogo. Ainda fizemos o 2-1, mas o desgaste não permitiu que nos mantivéssemos ligados ao jogo,” acrescentando que “a solução que tinha no banco são os meninos da formação, não minimizando a sua qualidade, mas acrescentar num jogo na casa do primeiro classificado não é fácil. É um trabalho moroso, mas acredito que o futuro do Vinhais está assegurado. O atual terceiro lugar assenta bem ao Vinhais, a partir de dezembro trabalhámos com 14 ou 15 jogadores e só perdemos 2 jogos contra os dois primeiros classificados”.
Questionado sobre a continuidade no comando técnico do FC Vinhais, Nuno Fernandes não descarta cenários, mas sublinha o seu amor pelo clube. “É muito cedo para falar no futuro, mas a vontade é continuar no Vinhais que é um clube que gosto muito”.
Nas vésperas da conclusão do campeonato distrital, o GD Bragança lidera a competição com 57 pontos em 21 jogos realizados, seguido de perto pelo Rebordelo, com 55 pontos no mesmo número de jogos, e que nesta jornada goleou os Estudantes Africanos, por 5-0.
A próxima e última jornada, agendada para o dia 24 de abril, conta com o seguinte emparelhamento: Vila Flor SC-GD Bragança; FC Vinhais-GD Sendim; GD Mirandês-ADC Rebordelo e AE Africanos-Minas de Argozelo.
Nota final para a antecipação do jogo entre CDC Carção-GD Moncorvo, agendado para o dia 14 de abril, às 20h30.
Foto: Guilherme Moutinho