Bragança perde em casa com o Vianense e é despromovido ao Distrital (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança consumou, este domingo, a despromoção aos campeonatos distritais, após derrota caseira diante do Vianense, por 0-3, em jogo da 24.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Numa partida que juntou as equipas que ocupam os extremos da tabela classificativa da Série A, o Bragança, com a responsabilidade de pontuar, dispôs das primeiras situações para quebrar o nulo no marcador.
Aos dois minutos, Nico rematou com estrondo à barra, com a bola a ressaltar atrás do guarda-redes, mas o árbitro Rodrigo Macedo não considerou que a bola tivesse ultrapassado a linha de golo.
O árbitro da partida iria assumir, novamente, o papel de protagonista ao admoestar com cartão amarelo o guarda-redes Guilherme Silva, por jogar a bola com a mão fora da área, merecendo os protestos do banco brigantino que reclamavam pela amostragem da devida cartolina vermelha.
Na sequência do lance, na cobrança de um livre direto, Branco atirou ao poste.
A primeira oportunidade do emblema de Viana do Castelo surgiu ao minuto 34, por Sobral, obrigando Mesquita a defesa corajosa.
Pouco depois, aos 35’, Diogo Gonçalves aproveitou um corte incompleto de Hidélvis e assinou o 0-1.
Já no final do segundo tempo, o Vianense confirmou o favoritismo e marcou por mais duas ocasiões, aos 90’ e 90+5’, por Ribeiro e Guilherme Neiva, respetivamente, aproveitando transições rápidas para sentenciar a partida.
No final da partida, sentenciada a descida de divisão, João Diegues, porta-voz da equipa técnica brigantina, lamentou o resultado enganador. “Entrámos bem no jogo, a criar bastantes oportunidades, mas acabamos por repetir a história do Bragança desta época. Um passe falhado e o Vianense aproveitou para fazer um golo do nada. Na segunda parte, o jogo acabou mais partido tendo em conta a nossa situação. Tínhamos de vencer o jogo e tivemos que atacar mais, acabando por sofrer mais golos”.
“O nosso desejo era dar a vitória aos adeptos e manter a esperança viva. Tal não aconteceu, agora é necessário encarar a realidade e pedir desculpa aos adeptos, numa época em que fizemos tudo para terminar de outra maneira”, frisou.
João Diegues acabou por revelar o que é pedido ao plantel para as duas jornadas que faltam. “Respeito pelo futebol e pelo clube, com a obrigação de entrar para vencer, dando o nosso melhor em todos os jogos”.
Quanto à continuidade no comando técnico na próxima temporada, João Diegues afirmou nada estar certo. “No final do campeonato logo veremos o que acontece. Estou aqui para servir o clube, mas a carreira como técnico de guarda-redes é a minha prioridade”.
Carlos Fernandes, técnico do Vianense, lembrou as dificuldades encontradas em Bragança. “Foi um jogo difícil, como todos os jogos neste campeonato, onde soubemos sofrer quando necessário. Mostrámos paciência e esperámos o momento certo para conseguir marcar os golos”.
O Vianense com este triunfo garante o primeiro lugar na Série A, após ter assegurado a vaga para a fase de subida à Liga 3, somando 53 pontos nas 24 jornadas disputadas. A equipa canarinha é o 'lanterna vermelha' com 18 pontos.
Na próxima e penúltima jornada, agendada para o dia 8 de abril, o Bragança visita o Vila Meã, enquanto o Vianense viaja a Vilar de Perdizes.
Fotos: Guilherme Moutinho