TÉNIS

Mirandela já tem clube de ténis

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-05-24 16:04

Desde dezembro de 2022, que Mirandela já tem, oficialmente, mais um clube desportivo. Trata-se do Clube de Ténis Mirandela que é o resultado de uma ambição de cerca de três dezenas de amantes da modalidade que de uma forma informal já realizava alguns torneios anuais, inseridos nas festas de Mirandela em honra de Nossa Senhora do Amparo.

Tiago Gomes, tesoureiro da direção, adianta que esta oficialização vinha a ser adiada há alguns anos. “Agora sentimos necessidade de o fazer, até porque sem nada estruturado não se conseguia nada, nem apoios, nem sequer era possível o Município ceder o espaço para treinar, também é preciso para dar aulas e fomentar a modalidade e não podíamos continuar como simples praticantes o resto da vida”, refere.

A principal prioridade do Clube de Ténis Mirandela é “fomentar a prática da modalidade na cidade, quer ao nível de torneios mais regulares, quer ao nível do fomento de começar com atividades junto das escolas, nomeadamente do primeiro ciclo, para lhes mostrar que há mais opções dentro do panorama desportivo, para além do futebol, do basquetebol, do do ténis de mesa, que é muito forte em Mirandela”.

Atualmente, o clube dispõe de dois treinadores, mas Tiago Gomes entende que seria necessário pelo menos mais um técnico. “Era importante outra pessoa que nos ajude para abrirmos mais horas de aulas e mais atividade”, sustenta.

Para além disso, Tiago Gomes diz que era importante ter mais um campo de ténis paralelo ao que foi recentemente construído pelo Município, no âmbito do orçamento participativo. “Com dois campos, conseguíamos dar aulas ao dobro de alunos”, diz.

Atualmente, o clube está a utilizar apenas o campo de ténis do parque de campismo da Maravilha que tem condições precárias, mas espera, em breve, poder passar a utilizar o novo campo na cidade. “A nossa ideia é passar as aulas e as atividades para lá, mas será sempre muito limitado por ser só um campo e não podermos dar aulas a mais de quatro cinco pessoas ao mesmo tempo”.

Ainda assim, Tiago Gomes admite que o ideal seria ter um campo indoor, já que permitiria a prática da modalidade durante todo o ano. “O Inverno rigoroso, leva a que a modalidade praticamente pare, pelo que o campo coberto era o perfeito, porque atualmente só mesmo com uma hora ou outra para alguns treinos no pavilhão do Inatel ou em outro pavilhão disponibilizado pela autarquia. Seria bom termos um espaço coberto para aguentarmos os alunos durante o Inverno, porque estar a fomentar a modalidade e depois perdemos porque não temos onde praticar”, lamenta.

O Clube de Ténis Mirandela tem cerca de três dezenas de atletas, a maioria na faixa etária dos 25 aos 60 anos, mas também já conta com uma turma de iniciação com jovens de 10 e 11 anos e uma outra com jovens entre os 16 e os 17 anos.

Há duas semanas, organizou a sua primeira atividade oficial com um torneio que juntou cerca de duas dezenas de amantes da modalidade e que passará a ser realizado todos os anos.

Também já participou no campeonato regional interclubes em veteranos.

Assinaturas MDB